A Graduação em Relações Internacionais (RI) da PUC foi criada em 2003 e reflete a experiência acumulada pelo instituto, durante 30 anos, em pesquisa e ensino de pós-graduação. O projeto pedagógico da graduação combina três dimensões: (i) articulação entre teoria, metodologia e prática profissional; (ii) flexibilidade curricular; (iii) especialização para a prática profissional no campo das RI. A estrutura do currículo oferece uma sólida formação nas áreas fundamentais da disciplina de Relações Internacionais; uma ampla gama de matérias optativas em temas básicos e avançados, bem como cursos sobre a política e a economia de diversas regiões. Desta forma, os alunos podem desenvolver percursos de aprendizado aprofundando-se em áreas como Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Comércio Internacional, Conflitos Internacionais e Pesquisa Científica.
Informativos e Downloads
Estrutura Curricular
A Graduação em Relações Internacionais (RI) da PUC foi criada em 2003 e reflete a experiência acumulada pelo instituto desde sua fundação em 1979. O projeto pedagógico da graduação combina três dimensões:
1. Articulação entre teoria, metodologia e prática profissional, oferecendo ao aluno formação geral e teórica consistentes e, ao mesmo tempo, capacidade de identificação e proposição de soluções para problemas das Relações Internacionais contemporâneas.
2. Flexibilização curricular: o currículo de RI concentra grande parcela de sua carga-horária em disciplinas optativas ou de conteúdo variável, permitindo ao aluno concentrar sua formação em torno dos temas de seu interesse. As disciplinas são organizadas em seis grupos:
- Estudos de Área: estudo das diversas regiões do Sistema Internacional.
- Temas de Relações Internacionais: tópicos da agenda internacional como: segurança, desenvolvimento, comércio, direitos humanos, meio ambiente, ajuda humanitária, etc.
- Estudos Avançados: análise aprofundada de problemas contemporâneos das RI.
- Prática Profissional: desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a prática das relações internacionais.
- Eletivas Livres: disciplinas escolhidas pelo aluno, entre todas oferecidas na PUC-Rio.
- Seminários de Relações Internacionais: conteúdos não previstos na grade curricular, tratados em conferências, palestras, oficinas, mini-cursos e similares.
3. Definição de áreas de especialização para a prática profissional no campo das RI
Os alunos escolhem as áreas de especialização em que irão cursar as optativas de prática profissional e desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso. A Graduação conta com as seguintes áreas:
- Cooperação Internacional e Desenvolvimento;
- Comércio Internacional;
- Conflitos Internacionais;
- Pesquisa Científica.
Formas de Ingresso
O candidato ao curso de graduação em Relações Internacionais pode concorrer em duas vias de ingresso: as provas do Vestibular PUC-Rio e o aproveitamento do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais informações podem ser obtidas no site da PUC-Rio.
A PUC-Rio também oferece oportunidades para Transferência Interna e Externa e procedimentos de admissão específicos para portadores de diploma de nível superior. Mais informações podem ser obtidas no site da Diretoria de Admissão e Registro (DAR) da PUC-Rio.
Contato
Coordenação de Graduação
Coordenadora de Graduação
Manuela Trindade Viana
m.trindadeviana@gmail.com
Coordenadores Adjuntos
Coordenadora de Domínio Adicional
Renata de F. Summa
renatasumma@gmail.com
Coordenador de Atividades Complementares
Ricardo Oliveira
ricardosantoss@gmail.com
Secretaria de Graduação
Secretário de Graduação
Peterson A. Mello
iri-graduacao@puc-rio.br