Ementas MAPI 2018.1

Confira as ementas das disciplinas do Mestrado Profissional para o primeiro semestre de 2018.

Ementas MAPI 2018.1

Obrigatórias

RI2501 – Análise de Política Internacional – Profa. Claudia Francisca Fuentes Júlio

Ementa: Os conceitos centrais da Política Internacional. Poder, Estado, nação, sistema internacional, violência, ordem e instituições internacionais. Estudos de caso de diferentes formas pelas quais a política internacional se manifesta. Análise de problemas internacionais contemporâneos e projeção de cenários internacionais.

IRI 2502 – Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – Profª Isabel Siqueira

Ementa: Os conceitos fundamentais da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: história e política. Atores da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: agências bilaterais e multilaterais, o Grupo de Desenvolvimento da ONU, as ONGs internacionais, novos atores como fundos verticais, doadores emergentes e fundações privadas. O papel do setor privado. As diferentes modalidades de financiamento e execução na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: projetos e programas, apoio direto ao orçamento, perdão da dívida, cooperação técnica, bens públicos globais.

IRI2503 – Instituições e Organizações Internacionais – Profª. Jana Tabak e Monica Herz

Ementa: Instituições Internacionais, Organizações Internacionais e os processos políticos no contexto do moderno sistema de Estados. Instituições Internacionais e o problema da formação de normas e padrões de comportamento na política internacional. Legitimidade, autoridade e processos decisórios das organizações internacionais. Processos de transnacionalização ou globalização e as novas relações de poder. Abordagens teóricas das instituições e organizações internacionais.

IRI2504 – Metodologia – Prof. Bruno Magalhães

Ementa: O design da pesquisa. Elaboração de problemas. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Procedimentos de investigação. Coleta e análise de dados. Apresentação dos resultados.

IRI2505 – Conflitos Internacionais ContemporâneosProf. Maíra Siman

Ementa: Os conflitos intra-estatais: causas, atores, modalidades e evolução. Conflitos e intervenções internacionais. Os conflitos de longa duração no cenário internacional contemporâneo. Os nexos entre conflitos e desenvolvimento.

IRI2512 – Oficina Prática Profissional (CAPSTONE) – Profº Paolo de Renzio

Ementa: Projeto desenvolvido em pequenos grupos em resposta às demandas de organizações, governos, empresas ou fundações parceiras que atuam nas diferentes linhas do MAPI: Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Comércio Internacional e Investimento Direto Externo; Resolução de Conflitos; e Mediação, Direitos Humanos e Proteção Humanitária. Cada projeto terá um supervisor da organização e um orientador entre os professores do IRI para aconselhar e monitorar o trabalho. No fim, o grupo apresentará o resultado do seu trabalho à organização cuja avaliação contribuirá para o julgamento final do trabalho.

Eletivas e Laboratoriais

IRI2510 – Laboratório de Desenvolvimento Profissional 1: Atuação internacional de governos locais – Profª Aline Abreu

Ementa: O objetivo deste curso é discutir a atuação internacional de governos locais e debater como esses atores têm incidido no sistema internacional, buscando influenciar o processo de elaboração de políticas internacionais, assim como o efeito dessa atuação em suas políticas públicas locais. Por meio de temáticas como migrações, mudança climática e o contexto latino-americano, serão apresentadas as principais estratégias de cooperação e de articulação entre as cidades: por meio de redes internacionais e parcerias bilaterais. Ademais, ações recentes de advocacy, visando a revisão da arquitetura internacional e a participação formal dos governos locais em organizações internacionais, também serão apresentadas, tendo como foco a incidência de governos locais em agendas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana.

IRI2511 – Laboratório de Desenvolvimento Profissional 2: International Mediation – Profº José Pascal da Rocha

Ementa: Conflict transformation is the process whereby conflict behaviors, issues and attitudes get transformed from destructive to constructive. Peaceamaking is a method of intervention which also harbors the typology of conflict regulation. International mediation is a means of conflict regulation, with the aim of de-escalating volatile situations and offering belligerent parties a new and safe environment in which they can constructively discuss the issues that led to the violent conflict. In this course, students will explore the process of international mediation. Starting with conflict analysis to better understand the conflict to pathways for bringing the conflict to a more constructive level of engagement, the course will immerse students in preparing for mediation and implementing the provisions based on either partial or comprehensive agreements. As to peace agreements, the course will offer some exploration as to what constitutes a successful agreement and what makes an agreement sustainable and durable with the strategic goal of transforming the conflict. A mix of theory and practice steeped in reality will bring the dilemmas of peace closer to the students.  p.s. curso a ser proferido em inglês!

IRI2514 – Seminário de Práticas Profissionais 2: Elaboração de Projetos – Profa. Melissa Pomerov

Ementa: O curso tem como objetivo proporcionar uma visão geral de diferentes abordagens para a elaboração e gestão de projetos, aplicadas ao campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID), contribuindo para a capacidade dos estudantes em atuar na gestão de projetos de desenvolvimento.

O curso apresentará uma série de ferramentas práticas para serem utilizadas em cada uma das etapas do ciclo dos projetos, tais como marco lógico, teoria de mudança, construção de indicadores, metodologias participativas de planejamento e avaliação, entre outras. Além disso, analisará como os diferentes princípios e paradigmas da CID influenciam a escolha destas ferramentas para a elaboração e gestão de projetos. As aulas combinarão momentos de exposição e explicação sobre o tema com exercícios para aplicação dos conhecimentos trabalhados na prática. Ademais, o curso proporcionará aos estudantes, fontes para consulta futura, para que possam seguir aperfeiçoando suas habilidades de gestão.

IRI2524 – Práticas de Ajuda Humanitária – Profa. Simone Rocha

Ementa: Tipologia de crises humanitárias internacionais. Ênfase em catástrofes naturais, epidemias, insegurança alimentar, fome e conflitos armados. Modalidades de respostas prestadas pela comunidade internacional em crises humanitárias. Introdução às normativas, princípios e políticas determinantes para a resposta humanitária internacional. Conhecimento dos atores-chave e suas agendas. Introdução aos

aspectos técnicos das respostas humanitárias, com ênfase em assistência e proteção. Estudos de casos passados e atuais.

IRI 2527 – Direitos Humanos – Profa. Maria Helena Rodriguez

Ementa: O lugar do indivíduo nas relações internacionais. As relações internacionais, a soberania do Estado-Nação e os direitos humanos dos indivíduos. Perspectivas históricas e teóricas dos direitos humanos. Precedentes históricos dos direitos humanos internacionais. A proteção da pessoa humana no contexto do final da Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento da arquitetura internacional dos direitos humanos. Direitos humanos e o sistema ONU. O sistema global de direitos humanos. Os sistemas regionais de direitos humanos. Normas internacionais e mecanismos de proteção dos direitos humanos. Direitos humanos, intervenções humanitárias e a responsabilidade de proteger. Direitos humanos e a justiça penal internacional. Direitos humanos e a proteção de migrantes irregulares e refugiados. Direitos humanos e globalização. Direitos humanos e a política externa brasileira. Direitos humanos e a guerra contra o terror. Direitos humanos, hegemonia e império. A(s) crítica(s) dos direitos humanos.

IRI 2537 – Tópicos Especiais em Conflitos Internacionais: Conflito e Direito Internacional – Prof. Conor Foley.

Ementa: As aulas serão compostas por uma mistura de discussões plenárias e atividades interativas que irão localizar o debate sobre conflito, prevenção e proteção dentro de um panorama jurídico internacional. Ao final do curso, os participantes devem ter um bom entendimento básico do Direito Internacional Humanitário (DIH), direitos humanos, direito dos refugiados, da Carta das Nações Unidas e como estes impactam sobre a proteção de civis em conflitos armados. Além disso, o curso oferece uma visão sobre os desafios práticos envolvidos na elaboração de estratégias de proteção projetos de reforma do setor judiciário em situações de conflito, pós-conflito e Estados frágeis. Não é necessária formação jurídica anterior para este curso. O curso oferece quatro livros jurídicos para o acompanhamento das discussões.

IRI2540 – Tópicos Especiais em Conflitos Internacionais: Nexo Segurança-Desenvolvimento – Profa. Manuela Trindade

Ementa: O curso tem por objetivo abordar o nexo segurança-desenvolvimento, isto é, como aparatos tradicionalmente ligados ao domínio “segurança” não podem ser compreendidos sem uma análise que contemple aqueles tradicionalmente ligados ao domínio “desenvolvimento” – e vice-versa. O curso é estruturado em dois blocos. No primeiro, desenvolveremos um ferramental analítico para pensar dois agrupamentos temáticos: i) como saberes ligados a “segurança” – notadamente, polícia, contrainsurgência e paramilitarismo – vieram a ser historicamente articulados com racionalidades de desenvolvimento; e ii) como políticas voltadas a temas como pobreza, deslocamento de pessoas e ajuda humanitária reproduzem racionalidades de segurança. Tais agrupamentos temáticos serão discutidos por meio de casos concretos nas Américas, principalmente Brasil, Colômbia, México e Estados Unidos. Mais especificamente, serão analisadas políticas públicas, manuais de treinamento, relatórios de impacto e indicadores-chave para o debate de políticas públicas na interface de segurança e desenvolvimento. O segundo bloco do curso será dedicado ao empreendimento de estudos de caso por meio de um conjunto de oficinas, que desembocarão em seminários de apresentação dos resultados do trabalho. Organizados em grupos, os alunos serão estimulados a confeccionar mapas analíticos e realizar busca e análise de documentos e dados a fim de subsidiar suas reflexões. O curso trabalhará com leituras em português, espanhol e inglês

IRI2559 – Tópicos Especiais em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Gênero e Relações Internacionais: perspectivas, práticas e políticas – Profª Paula Drumond

Ementa: O curso examinará os principais temas e desafios contemporâneos relacionados às questões de gênero na política internacional. As aulas pretendem desenvolver a capacidade dos alunos de apreender e analisar o “internacional” utilizando o arcabouço teórico e conceitual dos estudos de gênero e das teorias feministas de Relações Internacionais. Com isso mente, serão discutidos os seguintes temas: Gênero, feminismo(s) e R.I.; As políticas de transversalização de gênero nas organizações internacionais; violências sexuais e contra o gênero em situações de conflito; perspectivas de gênero em processos de paz e resolução de conflitos; gênero e governança global; gênero, globalização e desenvolvimento; gênero e meio ambiente. 

IRI2566 – Tópicos Especiais em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – Prof. Paolo de Renzio

Ementa: A disciplina trabalha alguns temas atuais e algumas tendências no setor da cooperação internacional para o desenvolvimento (Sustainable Development Goals, estratégias de cooperação, teorias da mudança, eficácia da ajuda, etc.) e algumas áreas de trabalho que correspondem a tarefas típicas em vários setores (governos, institutos de pesquisa, ONGs, etc.). Por cada tema/área, a disciplina incluirá elementos teóricos básicos e a análise e discussão de documentos produzidos por várias organizações do setor. A disciplina tem também o objetivo de estimular as dinâmicas de trabalho em grupo, característica constante da maioria dos ambientes de trabalho. O trabalho em grupos de tipo laboratorial será baseado em projetos tipo:

(a) como escrever um Policy Brief sobre um assunto atual de debate na área de cooperação internacional;

(b) como escrever um White Paper (documento estratégico governativo) na área de cooperação internacional;

(c) como escrever uma proposta de projeto para financiamento de uma ONG.

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