O BRICS Policy Center / Centro de Estudos e Pesquisas BRICS, think thank vinculado ao IRI/PUC-Rio, é um centro de reflexão independente, não partidário e sem fins lucrativos na cidade do Rio de Janeiro. O Centro dedica-se à análise e estudo das múltiplas transformações globais em curso e suas implicações para o Brasil e o Sul Global. Pretende também contribuir para o debate e formulação de políticas voltadas para a diminuição das desigualdades e a promoção de uma agenda ampla de direitos, com destaque para países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) é uma plataforma de pesquisa, ensino e aprendizado dedicada à produção, debate e difusão de conhecimento e expertise sobre o amplo espectro de atividades e mecanismos relacionados à construção da paz e à transformação de conflitos, incluindo negociações de paz internacionais, mediação e operações de paz. Nossas pesquisas, seminários internacionais, oficinas, publicações e materiais de treinamento partilham de um enfoque sobre o Sul Global.
O Global Gender and Cultures of Equality investiga a variedade de maneiras pelas quais as igualdades são feitas e contestadas em diferentes partes do mundo e como as práticas criativas das pessoas desafiam a desigualdade e geram novas possibilidades de formas mais equitativas de convivência.
Iniciado em 2013, o Brasil e a Segurança do Atlântico Sul: Política Externa e Estratégia de Defesa é um projeto de pesquisa submetido ao Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), formulado e realizado através da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola de Guerra Naval (EGN).
A Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) foi lançada em novembro de 2016, após ser idealizada em março do mesmo ano. Desde a criação, até o final de 2017, avançamos o trabalho de pesquisa e organizamos cerca de 10 eventos. A partir de 2018, elaboramos um planejamento estratégico para alinhar expectativas e fortalecer a Rede, e ampliamos o nosso alcance abrindo espaço para novos parceiros.
A Rede Jean Monnet de Estudos Atlânticos é uma iniciativa nos dez continentes do Atlântico por dez centros orientados para a UE, muitos com professores Jean Monnet e baseados em países identificados pela UE como “parceiros estratégicos”, para colaborar na exploração interdisciplinar de três temas pan-atlânticos emergentes de especial relevância para a UE – energia; interações comerciais; e desafios pan-atlânticos para a segurança humana.