O Perfil do Profissional Formado pela PUC-Rio

O aluno do Curso de Relações Internacionais adquirirá conhecimentos e habilidades que lhe permitirão articular informações e conhecimentos adquiridos para compreender o funcionamento e a dinâmica do sistema internacional contemporâneo; analisar problemas que afetam o equilíbrio das relações internacionais, e refletir, criticamente, sobre suas implicações éticas; aplicar seus conhecimentos no debate e na formulação de políticas públicas relativas à inserção internacional do país; aplicar seus conhecimentos na elaboração de estratégias internacionais de agentes privados; contribuir para e realizar estudos e pesquisas nas diferentes áreas das relações internacionais; articular o conhecimento adquirido com outras áreas das ciências sociais e humanas. Desta forma, o curso se propõe oferecer tanto uma formação humanística comprometida com a busca do bem comum quanto capacitar profissionalmente o aluno para conquistar espaços em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e diversificado.

Qual o mercado de trabalho para o profissional de Relações Internacionais?

O curso quer formar profissionais qualificados para atuar nas diversas áreas do mercado de trabalho em que o conhecimento dessa matéria é cada vez mais importante para o desenvolvimento de uma variada gama de atividades profissionais. O graduado em Relações Internacionais estará habilitado a trabalhar em instituições internacionais, empresas privadas, empresas de comunicação (imprensa), agências governamentais, organizações não-governamentais, empresas de consultoria e instituições financeiras nacionais e internacionais que, dia-a-dia, aumentam sua demanda por profissionais capazes de analisar as relações econômicas, políticas e jurídicas entre os Estados. Da mesma forma, tem crescido a oferta de trabalhos de assessoria sobre questões internacionais a ministérios, partidos políticos, governos estaduais e locais, sindicatos e outras entidades. Além disso, o curso oferece uma qualificação excelente para candidatos ao concurso público de ingresso na carreira diplomática, considerado extremamente competitivo.

Pesquisa de Alunos Egressos | 2016

Em 2016, o Instituto de Relações Internacionais (IRI) realizou uma pesquisa com todos os seus alunos egressos (2006-2016). O questionário buscou mapear suas trajetórias após a Graduação, com informações como a inserção dos alunos no mercado de trabalho por setor, posição dentro da instituição, faixa salarial e conhecimentos mobilizados na rotina de trabalho. A pesquisa identifica, ainda, as impressões dos egressos acerca da grade curricular do curso de Relações Internacionais oferecido pelo IRI, bem como as áreas em que tais alunos buscaram um aperfeiçoamento de seus estudos uma vez concluída a Graduação. A pesquisa tem fundamental importância para o aprimoramento do ensino no Instituto, em especial no que diz respeito à formação de seus alunos e à incorporação destes ao mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa de 2016 podem ser acessados aqui.

Baixe o documento em versão PDF
0%
Mais de 85% realizaram estágio durante a graduação
0%
Mais de 50% dos egressos foram efetivados ou foram empregados em menos de 6 meses após o término da graduação.
0%
Mais de 70% dos formados estão empregados atualmente