O Mestrado em Relações Internacionais objetiva formar profissionais especializados em Política Internacional capazes de reproduzir e multiplicar conhecimentos e experiências na área. O objetivo do programa é garantir uma formação sólida nos fundamentos teóricos e conceituais da disciplina e oferecer possibilidades de especialização em algumas das principais temáticas de pesquisa da área hoje.
Estrutura Curricular
A estrutura curricular é composta de doze créditos em disciplinas obrigatórias, e de quinze créditos em disciplinas eletivas, num total de 27 créditos. A grade curricular reflete, prioritariamente, os eixos de pesquisa acima elencados, objetivando formar profissionais especializados em Política Internacional capazes de reproduzir e multiplicar conhecimentos e experiências na área. A grade está estruturada em disciplinas obrigatórias básicas, compostas pelos cursos de Teoria das Relações Internacionais, Desigualdades na Política Mundial, História do Sistema Internacional, Metodologia das Relações Internacionais e Dissertação de Mestrado. Além destas, os alunos devem optar por um dos eixos da grade (referentes às linhas de pesquisa do programa).
Formas de Ingresso
O ingresso no Mestrado em Relações Internacionais do IRI se dá através de um processo seletivo anual composto de uma prova de conhecimentos, uma prova de língua estrangeira e uma entrevista. O processo seletivo é divulgado, por meio de edital, ao final do mês de agosto. As inscrições para a seleção devem ser feitas no site da PUC.
Para obter o título de MESTRE o aluno deverá:
- Completar os 9 créditos do eixo obrigatório
- Completar os 9 créditos do eixo temático
- Completar os 6 créditos de disciplinas eletivas
- Completar os 3 créditos da disciplina de Metodologia das Relações Internacionais
- Defender a dissertação de Mestrado conforme as regras e normas da PUC-Rio
- O prazo para obtenção do título é de 24 meses, a partir do ingresso no Programa
Editais Disponíveis
Internacionalização
O IRI tem investido, de forma consistente na internacionalização de seus programas de ensino e pesquisa. Entre as ações de internacionalização do ensino destacam-se: (i) o recrutamento de professores cuja excelência acadêmica é reconhecida internacionalmente, que além de lecionarem, também orientam dissertações e teses; (ii) a liderança e participação em redes de ensino/pesquisa internacionais através da promoção de workshops doutorais e de Escolas de Inverno; (iii) o estímulo à participação de discentes nas principais conferências internacionais da área, (iv) o incentivo à realização de estágio de doutorado no exterior e (v) o incentivo à publicação de artigos em periódicos internacionais por meio, por exemplo, da realização de Seminários internos que reúnem mensalmente alunos de pós-graduação e professores para o debate e troca de ideias sobre artigos em andamento.