dezembro
Rua Marquês de São Vicente, 225

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 22451-900 Brasil
  • Este evento já passou.

O Insituto de Relações Internacionais convida para o Seminário da Graduação “Perspectivas da Sociedade Civil para a Cooperação Brasileira“, realizado com o objetivo de debater os caminhos da cooperação para o desenvolvimento nos atuais tempos de crise política, econômica e institucional do Brasil. Além da mesa de debate, também teremos um key-note sobre a Assistência ao desenvolvimento após o Brexit, ministrado por Indranil Chakrabarti (UK Department for International Development – DFID).

O evento acontecerá no dia 21 de novembro, a partir das 9:00, no auditório B8, localizado no Prédio Cardel Frings, na PUC-Rio.

Para os alunos da gradução do IRI/PUC-Rio, o evento faz parte da disciplina “Seminários da Graduação”.

09:00 hs – Mesa 1: O Futuro da Cooperação Brasileira em Tempos de Crises

Iara Leite (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)

Melissa Pomeroy (Articulação Sul)

Geovana Zoccal (BRICS Policy Center / IRI.PUC-Rio)

Moderação: Paolo de Renzio (IRI.PUC-Rio)

O início dos anos 2000 foi marcado pelo crescente envolvimento do Brasil em iniciativas de cooperação sul-sul para o desenvolvimento. Os gastos do governo brasileiro com a cooperação para o desenvolvimento internacional mais que triplicaram entre 2005 e 2010, atingindo soma superior a 1,6 bilhão de reais. Contudo, o recém lançado relatório COBRADI 2011-2013 indica que recursos financeiros foram reduzidos pela metade em 3 anos, chegando a pouco mais de 850 milhões de reais no ano de 2013, últimos dados oficiais disponíveis. Tendo em vista o atual cenário de retrocesso democrático e de crise política, econômica e institucional do Brasil, a cooperação Sul-Sul parece ter sido relegada ao segundo plano. A mesa buscará debater, portanto, acerca dos desafios que se apresentam às iniciativas brasileiras de cooperação para o desenvolvimento.

11:00 hs – Key-note “Development Assistance after the Brexit”

Indranil Chakrabarti (UK Department for lnternational Development)

Moderação: Marta Fernandez (IRI.PUC-Rio)

Data:
21 dezembro 2016