abril

Rio de Janeiro, RJ 22451-900 Brasil
Carregando Eventos
  • Este evento já passou.

Cada vez mais, torna-se evidente que nosso sistema econômico dominante (capitalismo) é incompatível com nossa contínua sobrevivência neste planeta como espécie. Sob uma perspectiva pós-colonial, 1492 marca o início de uma trajetória de modernização e desenvolvimento que tem envolvido terríveis custos para populações indígenas, classes subalternas e modos de vida não-eurocêntricos. Em meio a essa crise do antropoceno, estamos testemunhando, em todo o mundo, uma corrente de nacionalismos baseados em ideologias de darwinismo social – da Índia e Turquia ao Brasil e aos Estados Unidos. A aula inaugural discutirá como se pensa e age politicamente em tempos de crise existencial em escala planetária e refletirá sobre o que o pensamento pós-colonial tem a oferecer a esse respeito.

O Instituto de Relações Internacionais e convida para a sua Aula Inaugural do primeiro semestre de 2019 intitulada “Capitalism and Indigeneity in the Anthropocene: postcolonial reflections“, ministrada pelo professor Sankaran Krishna. O evento acontecerá no dia 8 de abril, de 11h às 13h, no Auditório do RDC, PUC-Rio.

A aula será ministrada em inglês e não haverá tradução simultânea. Para participar não há necessidade de inscrição prévia. Os lugares são limitados, evento sujeito à lotação.

Sankaran Krishna:

Nascido na Índia, Sankaran Krishna se graduou em Química na Loyola College e completou seu Mestrado na Universidade de Jawaharlal Nehru, em Delhi. Em 1983, Krishna se mudou para os Estados Unidos, onde fez seu doutorado em Ciências Políticas na Universidade de Syracuse, em Nova York. Em 1990 ele entrou para a Universidade do Hawaii em Manoa, onde trabalha até hoje.

Seu trabalho tem como foco o nacionalismo, a identidade e conflitos étnicos, identidade política e estudos pós-coloniais, principalmente nas áreas da Índia e o Sri Lanka. Tanto em suas turmas de graduação quanto em suas turmas de pós-graduação, suas aulas emergem de sua pesquisa em andamento estando, atualmente, relacionadas com neoliberalismo, desigualdade global, pós colonialismo, desenvolvimento econômico em países de terceiro mundo, raça, racismo e sistema.

aula inaugural 19

Data: