setembro
19:00 — 21:00

• Este evento já passou.

Convidamos para a aula inaugural do Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Política Internacional (MAPI) a ser realizado no Auditório do RDC no dia 17 de Setembro às 19 horas. O evento contará com a exibição do documentário “Mãos à Carne: Como a Escravidão Contemporânea Contamina a Pecuária Brasileira”. Em seguida, contaremos com a presença da ax-aluna do MAPI Heloisa Gama e da professora Silvia Pinheiro, que participaram da produção do documentário, para uma discussão sobre a obra. O evento é aberto para todos.

Release

O documentário surge em meio a intensos debates sobre a proteção do direitos dos trabalhadores, objetivando não apenas destacar as instituições que atuam nas políticas de erradicação do trabalho escravo no Brasil, mas também conscientizar sobre a conjuntura da escravidão moderna no país.

Com um cenário internacional que assola milhões de pessoas no mundo inteiro, e vitimiza mais de 369 mil pessoas no Brasil, segundo Global Slavery Index (2019), o documentário demonstra a importância de se debater a agenda a fim de entender o problema e pensar alternativas para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores.

A pecuária, que segundo dados oficiais do Ministério da Economia é o setor que mais produz com mão de obra escrava, é o foco do filme. Além disso ele é o desdobramento de uma pesquisa mais extensa entre a PUC-Rio e a University of Nottingham que objetivou investigar o grau de implementação do UK Modern Slavery Act em Cadeias de Produção envolvendo Brasil e Reino Unido (“The interaction of social-environmental requirements in supply chain management”).

Os debates no filme contam com grandes organizações atuantes no tema da erradicação do trabalho escravo e vão desde uma construção histórica sobre o impacto da herança de escravidão colonial, passando pelo processo histórico da elaboração das políticas públicas de combate ao crime no Brasil, descrevendo avanços e retrocessos – especialmente o desmantelamento dessas políticas na contemporaneidade.

As organizações que ilustram esses debates são: PUC-Rio, Repórter Brasil, InPacto, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Escravo Contemporâneo (UFRJ), Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo – RJ, Polícia Rodoviária Federal, e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro.

O documentário é uma realização do coletivo Studio Plano com pesquisa de Heloisa Gama e Silvia Pinheiro. Foi financiado pela British Academy e contou com as parcerias do BRICS Policy Center, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, PUC-Rio e University of Nottingham.

Direção e Fotografia: Marcos Reis
Edição: Felipe Teles e Marcos Reis
Pesquisa: Heloisa Gama e Silvia Pinheiro
Produção Executiva e Roteiro: Felipe Teles, Heloisa Gama, Marcos Reis e Silvia Pinheiro

LOCAL: Auditório RDC, PUC-Rio
Data e hora: 17 de Setembro de 2019, às 19 horas.
Não é necessário realizar inscrição prévia para participar. Evento sujeito à lotação.

Endereço: R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ

Data: